Últimos posts

ÁCIDA: O ódio gay desnecessário contra uma mulher


Parece que depois de oitos anos nada mudou. Desde quando começou a carreira, Lady Gaga vem sofrendo nas mãos dos haters. Mas, por que trazer esse assunto agora? Por que Gaga está com tudo? Bem, não é por isso, mas por que há ódio desnecessário e infantilidade por todos os lados. Acho que nunca uma artista foi tão odiada como ela.

Na madrugada de domingo segunda feira de Janeiro, Gaga ganhou o Globo de Ouro por Melhor Atriz em Série/Filme. Os haters no Brasil e no mundo já estavam comemorando a derrota, mas o tiro saiu pela culatra. Gaga acabou vencendo e depois vieram até acusações de que ela comprou o prêmio, sendo que os atores do Golden debocham dessas coisas de jabá. Enfim, não foi comprado.

Ela não é uma boa atriz, nem a melhor, mas mereceu por que se esforçou em American Horror Story para dar o seu melhor. Quem somos nós para julgarmos? A Academia do Golden, do Grammy e do Oscar, não avaliam os produtos enviados superficialmente como nós fazemos ao sentarmos a bunda na tela do computador. Coisa que Brasileiro faz bem é dar pitaco no que não sabe. Eles são pessoas graduadas, mas ainda houveram pessoas que desmereceram o Golden Globe, falando que a premiação já estava decadente.

Não tem isso de decadente, os atores mudam, as premiações se adaptam ao tempo em que estão, a forma como a mídia interliga cinema e musica também.

Não podemos comparar Gaga com Madonna como os fãs da mesma fizeram, e foram os que mais se destacaram na internet, afinal a rixa com a Gaga não acabou para os fãs. Madonna tem apenas dois Golden Globes, e não tem por que os fãs se gabarem. Muito antes disso Madonna era uma piada para a televisão americana. Os prêmios para Madonna como atriz vieram muito depois de ela quebrar a cara e receber criticas pesadas. O Papel tão aclamado pelos fãs que ela fez em Evita (1997) foi pedido por ela, e o filme bombardeado de criticas negativas. A música Masterpiece que ela ganhou em 2012 talvez tenha sido para compensar o fato de ela ter sido uma péssima diretora de cinema em W.E. Sem contar que todos os trabalhos de Madonna como atriz e diretora tem péssimas notas nos portais de criticas.

Os fãs de qualquer uma podem comemorar a vitória, e deixem que comemorem, afinal nao é apenas um momento daquela diva, mas dos fãs que prestigiam-na. Mas ainda teve gente que não tem nada a ver com Gaga que se sentiu atingido pela sua premiação e vomitaram misogonia no Twitter e facebook.

 Mas o problema não é a Gaga, não é ela, e sim o ódio contra uma mulher. Me pergunto se os gays estão andando na linha certa. Antigamente não havia isso, odiar divas, todos amavam umas as outras. A infantilidade domina os gays de uma forma febril, e ser hater é maravilhoso em fóruns de musica.

Aqui no Brasil temos um bom exemplo de Claudia Leitte. Não se sabe quando e como começou esse ódio contra ela, talvez por que a mídia forcou comparações com Ivete, mas se você se perguntar por que odeiam Claudia, a resposta é fútil: por que ela é chata. Chata? Ai eu me pergunto, quando Claudia Leite dormiu na sua casa e comeu seu brigadeiro? A mídia claro, é quem faz a cabeça da galera. Mas faz tempo que Gaga ou Claudia não são criticadas, mas ainda sim permanece um ódio do passado, uma coisa mal resolvida que os fãs levam pro lado pessoal. É necessário parar, amadurecer e ensinar aos novatos que isso não se faz e que não tem utilidade. 

Cria-se uma atmosfera de antipatia pelos artistas que podem durar anos, e fazem oito anos que os mesmos ainda não superaram Lady Gaga.

Talvez os haters dela estejam querendo a Gaga de 2009 com aquela dança robótica e a máscara de espelhos. Eles mesmos estão mais ansiosos pelo novo disco, sedentos por um pop farofa que só Gaga soube fazer, ou esperando ver ela cair de novo. Se esse for um dos casos, lamento, Gaga evoluiu e amadureceu, ela não quer vendas ou sucesso, ela quer respeito por quem entende de arte. Pena que os gays ainda não sacaram isso. 


Escrito por João Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Love & Pop Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.